A Prefeitura de Caruaru publicou o edital de chamamento público para credenciamento de autoescolas e Centros de Formação de Condutores (CFCs) que desejam participar do programa CNH na Mão. A iniciativa será executada por meio da Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) e tem como objetivo ampliar o acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para moradores do município.
De acordo com o edital, poderão participar empresas devidamente credenciadas junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). Os serviços serão destinados à formação de novos condutores nas categorias A (motocicleta), B (automóvel) ou AB (motocicleta e automóvel).
O valor global estimado para a contratação é de R$ 172.158,50. A proposta da gestão municipal é facilitar o acesso à habilitação, considerada uma ferramenta importante para ampliar oportunidades de emprego e geração de renda.
As propostas e documentos deverão ser enviados exclusivamente pela internet, por meio do portal da Bolsa Nacional de Compras (BNC). O período para credenciamento começa na próxima segunda-feira, dia 22 de junho de 2026, e segue aberto até 22 de junho de 2028.
Empresas interessadas também podem obter informações na Unidade de Contratação da Prefeitura, localizada no bairro Universitário, ou pelos canais oficiais de atendimento disponibilizados pela AMC.
Estão abertas até o dia 22 de junho as inscrições para dois cursos gratuitos ofertados pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Energife). Ao todo, são oferecidas 70 vagas nas áreas de energia solar e infraestrutura para veículos elétricos.
As oportunidades são para os cursos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, com 28 vagas, e Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Carregamento de Veículos Elétricos, com 42 vagas.
Embora os cursos sejam ofertados pelo IFPE Campus Caruaru, as aulas acontecerão na sede provisória do Campus Bezerros, localizada na Escola Municipal José de Góes, na Travessa Frei Caneca, sem número. As atividades serão realizadas às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 17h.
Para participar da seleção, os candidatos devem ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. A escolha dos participantes será feita por meio de sorteio, sendo reservado pelo menos 30% das vagas para mulheres.
Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro vinculado à frequência nas aulas, destinado a custear despesas com alimentação e transporte.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponível no portal do IFPE. Os candidatos precisam anexar ficha de inscrição, cópias do RG e CPF, além do histórico escolar do ensino fundamental. Não será cobrada taxa de inscrição.
O resultado preliminar está previsto para o dia 25 de junho. Os recursos poderão ser apresentados em 26 de junho, e o resultado final da seleção será divulgado em 30 de junho.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu, nesta terça-feira (16), um grupo de trabalho para aprofundar a avaliação da segurança da vacina contra a dengue Butantan-DV. A medida foi publicada por meio da Portaria nº 715/2026 e faz parte das ações de monitoramento contínuo do imunizante.
O novo colegiado será responsável por coordenar e dar suporte técnico às atividades de um painel de especialistas que irá analisar dados clínicos relacionados a eventos adversos notificados após a aplicação da vacina. O objetivo é reunir e avaliar informações que permitam uma revisão mais detalhada do perfil de risco e benefício do produto.
Segundo a Anvisa, o grupo também irá examinar dados complementares apresentados pelo detentor do registro da vacina, além de consolidar informações consideradas necessárias para subsidiar futuras decisões regulatórias. A iniciativa está inserida no processo de farmacovigilância, que acompanha a segurança de medicamentos e vacinas após a autorização para uso.
O grupo será formado por representantes de diferentes áreas técnicas da agência, incluindo setores ligados a produtos biológicos, farmacovigilância, monitoramento de produtos e inspeção sanitária. O Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, poderá participar das atividades como convidado.
Além do grupo de trabalho, será criado um painel consultivo composto por especialistas externos à Anvisa. Os participantes serão escolhidos com base na qualificação técnica, experiência profissional e ausência de conflito de interesses. A participação será voluntária e sem remuneração.
De acordo com a portaria, as análises e conclusões produzidas pelo grupo e pelo painel de especialistas servirão de base para as decisões da Diretoria Colegiada da Anvisa, responsável pela deliberação final sobre questões relacionadas à vacina. O grupo terá duração indeterminada e permanecerá em atividade enquanto houver necessidade de acompanhamento e avaliação da segurança do imunizante.
Um ônibus que saiu de Cabrobó com destino ao Recife tombou nesta segunda-feira (15), no quilômetro 133 da BR-232, em Caruaru.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 4h50, quando o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista e tombou às margens da rodovia, no sentido Recife.
Ao todo, 16 pessoas ficaram feridas, sendo 15 passageiros e o motorista. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde da região. Segundo levantamento realizado pela PRF, quatro feridos foram levados para o Hospital Regional do Agreste (HRA) e outros 12 receberam atendimento na UPA Estadual de Caruaru.
Até o momento, foi confirmada a entrada de três mulheres no HRA, com idades de 49, 55 e 62 anos. Elas realizaram exames, estão em estado estável e aguardam avaliação da equipe de cirurgia.
Equipes da PRF permanecem acompanhando a ocorrência. No local, o tráfego de veículos segue lento no sentido Recife, com congestionamento superior a quatro quilômetros na manhã desta segunda-feira (15).
O trânsito precisou ser desviado para apenas uma faixa da rodovia durante os trabalhos de atendimento às vítimas e remoção do veículo. Não há informações sobre vítimas em estado grave.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira (11) o início do fenômeno climático El Niño. Segundo o órgão norte-americano, as condições já estão estabelecidas no Oceano Pacífico e há possibilidade de o evento atingir intensidade histórica até o fim do ano.
De acordo com o relatório divulgado pela NOAA, existe 63% de probabilidade de que o El Niño alcance níveis considerados muito fortes entre novembro de 2026 e janeiro de 2027, podendo figurar entre os episódios mais intensos registrados desde 1950.
O fenômeno ocorre quando as águas superficiais do Pacífico Equatorial apresentam temperaturas acima da média, provocando alterações nos ventos, nos regimes de chuva e nos padrões climáticos em diversas regiões do mundo.
Especialistas alertam que o El Niño poderá agravar os efeitos do aquecimento global, aumentando a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos. Entre os impactos mais comuns estão períodos de seca em áreas da Amazônia, da Indonésia e da Austrália, além de mudanças nos regimes de chuvas em regiões tropicais e alterações nas monções da Índia.
O diretor do Serviço de Mudanças Climáticas do observatório europeu Copernicus, Carlo Buontempo, afirmou que as projeções indicam um evento de intensidade moderada a forte, com possibilidade de atingir níveis recordes.
Como o aquecimento dos oceanos costuma influenciar a atmosfera com algum atraso, meteorologistas avaliam que os efeitos mais intensos podem ser sentidos ao longo de 2027. Por isso, cresce a preocupação de que o próximo ano possa registrar novos recordes de temperatura global.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, classificou o fenômeno como um alerta climático urgente e defendeu medidas para acelerar a transição energética e fortalecer sistemas de proteção às populações mais vulneráveis.
O El Niño ocorre naturalmente a cada dois a sete anos e normalmente dura entre nove meses e um ano, embora seus impactos possam se prolongar por períodos maiores em diferentes partes do planeta.
Impactos em Pernambuco
Em Pernambuco, os efeitos do El Niño costumam ser mais sentidos no interior do estado. Historicamente, o fenômeno está associado à redução das chuvas no Sertão e no Agreste, o que pode provocar períodos de estiagem mais prolongados, queda nos níveis dos reservatórios e prejuízos para a agricultura e a pecuária.
Além disso, o aumento das temperaturas é outro efeito esperado, especialmente nas regiões do Semiárido. Especialistas apontam que o fenômeno pode favorecer ondas de calor mais intensas e elevar o risco de queimadas em áreas de vegetação seca.
Na faixa litorânea, incluindo a Região Metropolitana do Recife, os impactos tendem a ser menos diretos, mas ainda podem ocorrer alterações nos padrões de chuva ao longo do período de atuação do fenômeno. O comportamento climático, porém, depende também da influência de outros sistemas atmosféricos que atuam sobre o Nordeste.
Meteorologistas ressaltam que os efeitos do El Niño variam a cada ocorrência e que previsões mais detalhadas para Pernambuco devem ser atualizadas nos próximos meses conforme o fenômeno se intensifique.
Estudos realizados ao longo da última década por pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde apontam que a participação no Bolsa Família está associada à redução da mortalidade materna e infantil, além da diminuição de doenças infecciosas e de internações relacionadas à saúde mental.
Uma das principais conclusões das pesquisas mostra que mulheres beneficiárias do programa apresentaram risco até 31% menor de morte por causas relacionadas à gravidez e ao parto quando comparadas às não beneficiárias. Segundo os pesquisadores, o resultado está ligado ao maior acesso ao pré-natal e aos serviços de saúde estimulados pelas condicionalidades do programa.
Os efeitos também foram observados entre recém-nascidos. Em um estudo que analisou mais de quatro milhões de nascimentos, gestantes atendidas pelo Bolsa Família tiveram menor probabilidade de dar à luz crianças com baixo peso. O impacto foi ainda mais significativo entre mães pretas e indígenas.
As pesquisas identificaram ainda redução nos casos de parto prematuro e queda de 16% na mortalidade de crianças menores de cinco anos pertencentes a famílias beneficiadas.
Os estudos também apontaram benefícios no combate a doenças associadas à pobreza. Entre os beneficiários do programa, a incidência de tuberculose foi 41% menor, enquanto o risco de morte após o diagnóstico caiu 31%. Entre indígenas, a redução da mortalidade foi ainda mais expressiva.
Resultados semelhantes foram observados em relação ao HIV/Aids e à hanseníase. Os pesquisadores verificaram menor incidência dessas doenças, além de melhores índices de adesão ao tratamento e cura entre os grupos atendidos.
Na área da saúde mental, um dos levantamentos apontou que a taxa de suicídio foi 56% menor entre os beneficiários do Bolsa Família. Também foram registradas reduções nas internações por transtornos psiquiátricos e por problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, especialmente em municípios com maiores índices de vulnerabilidade social.
As análises utilizaram dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, cruzados com informações sobre nascimentos, hospitalizações, notificações de doenças e óbitos. O objetivo foi medir os impactos da transferência de renda sobre a saúde da população mais vulnerável.
Para os pesquisadores, os resultados reforçam a importância da integração entre políticas de proteção social e o Sistema Único de Saúde, demonstrando que o combate à pobreza também contribui diretamente para a melhoria dos indicadores de saúde da população brasileira.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) orientou que profissionais de saúde vacinados contra a dengue com o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, nos últimos 21 dias, realizem acompanhamento médico para monitorar possíveis reações adversas. A recomendação foi emitida após o Ministério da Saúde suspender temporariamente a aplicação da vacina em todo o país.
A medida atinge trabalhadores da Atenção Primária à Saúde, com idades entre 15 e 59 anos, que participavam da estratégia de imunização iniciada em fevereiro deste ano. Em Pernambuco, 11.711 doses já foram aplicadas e registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde.
Além da suspensão da vacinação, a SES-PE determinou que os municípios recolham as doses remanescentes das unidades de saúde e as armazenem nas redes municipais de frio, mantendo as condições adequadas de conservação até novas orientações do Ministério da Saúde.
Os profissionais vacinados devem observar o surgimento de sintomas como febre, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramentos, tontura, sonolência excessiva, sinais de desidratação ou piora do estado geral. Em caso de qualquer um desses sinais, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.
Segundo a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Magda Costa, os casos serão acompanhados pelas equipes de vigilância e pelos programas municipais de imunização. Ela destacou que o monitoramento inclui análises laboratoriais e avaliação dos atendimentos realizados na rede de saúde.
A SES-PE também orientou os municípios a reforçarem a integração entre os setores de imunização, vigilância epidemiológica, assistência à saúde e laboratórios para identificar rapidamente possíveis eventos adversos. Casos suspeitos deverão ser registrados no sistema e-SUS Notifica e comunicados imediatamente às autoridades sanitárias quando apresentarem gravidade.
A suspensão temporária foi adotada pelo Ministério da Saúde após o registro de 3.703 notificações de eventos inesperados com sintomas semelhantes aos da dengue entre janeiro e maio deste ano. Desses casos, 42 apresentaram sinais de alerta e três foram classificados como graves, incluindo duas mortes que seguem sob investigação.
A vacina Butantan-DV foi incorporada à estratégia nacional de combate à dengue neste ano e vinha sendo aplicada em dose única a profissionais da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
A Compesa informou que identificou, na tarde desta segunda-feira (08), um vazamento na Adutora do Agreste, nas proximidades do município de Sanharó, no Agreste de Pernambuco. Equipes da companhia já foram mobilizadas para realizar o reparo da tubulação.
Segundo a Compesa, os trabalhos enfrentam dificuldades devido ao acesso complicado ao local e ao alagamento da área provocado pelas chuvas registradas nos últimos dias. A previsão é que os serviços sejam concluídos até a quarta-feira (10).
A ocorrência comprometeu o abastecimento de água em diversos municípios da região. Em Caruaru, cerca de 55% da cidade foi afetada. Em Belo Jardim e Bezerros, o impacto atinge aproximadamente 50% dos moradores.
Também tiveram o abastecimento suspenso os municípios de Pesqueira, Sanharó, Tacaimbó e Riacho das Almas, além dos distritos de Serra dos Ventos, Barra de Farias e Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, e Ameixas, em Cumaru.
De acordo com a Compesa, após a conclusão dos reparos, o fornecimento de água será retomado gradativamente, seguindo o calendário de distribuição das áreas afetadas.
A proximidade da Copa de 2026 tem sido acompanhada por um crescimento expressivo das fraudes digitais no Brasil. Um levantamento da NordVPN revela que 34% dos brasileiros que utilizam a internet relataram ter tido contato com golpes relacionados ao futebol em 2024 e 2025. O percentual é quase o dobro do registrado antes da Copa de 2022, quando o índice era de 19%.
Especialistas atribuem o aumento ao avanço das ferramentas de inteligência artificial, que passaram a facilitar a criação de sites falsos, anúncios enganosos e mensagens fraudulentas com aparência cada vez mais convincente. Com isso, criminosos conseguem colocar campanhas no ar em poucas horas e direcioná-las a públicos específicos.
As redes sociais seguem como principal porta de entrada para os golpes. Segundo o estudo, o Instagram aparece na liderança, sendo citado em 51% dos casos, seguido pelo WhatsApp, com 48%. Também figuram entre os canais mais utilizados o Facebook e o TikTok.
Outro fator que tem favorecido os criminosos é a popularização do Pix. A rapidez das transferências reduz as chances de recuperação dos valores após a confirmação do pagamento, tornando a modalidade uma das preferidas em fraudes envolvendo ingressos, apostas e produtos supostamente ligados ao Mundial.
Além do ambiente digital, órgãos de defesa do consumidor também registraram aumento nas reclamações relacionadas à Copa. Entre março e maio deste ano, o Procon-SP contabilizou 238 queixas, muitas delas envolvendo a não entrega de produtos, anúncios enganosos e comercialização de figurinhas e itens colecionáveis falsificados.
Diante do cenário, especialistas recomendam cautela nas compras pela internet, especialmente em ofertas com preços muito abaixo do mercado. A orientação é verificar a reputação dos vendedores, conferir os dados da empresa e desconfiar de sites recém-criados ou que ofereçam apenas o Pix como forma de pagamento.
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) determinou o fechamento e o bloqueio imediato de uma área utilizada irregularmente para descarte de resíduos em Riacho das Almas, no Agreste do Estado. A medida cautelar foi aprovada por unanimidade pela Segunda Câmara da Corte após inspeções apontarem a reativação de um antigo lixão no município, situação considerada prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública.
As vistorias foram realizadas entre março e abril deste ano por equipes do TCE-PE e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Durante as fiscalizações, foram encontrados resíduos descartados a céu aberto, presença de animais e insetos, forte odor e acúmulo de restos provenientes de matadouro. Os técnicos também identificaram o depósito inadequado de resíduos urbanos, hospitalares e orgânicos diretamente sobre o solo e em valas abertas, prática considerada incompatível com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Ao ser notificada, a Prefeitura de Riacho das Almas informou que os descartes seriam realizados por particulares e que os resíduos coletados pelo município continuavam sendo encaminhados regularmente para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Caruaru. O município também comunicou o fechamento da área e a instalação de placas proibindo o descarte de lixo. No entanto, uma nova inspeção realizada em maio constatou que as medidas adotadas não foram suficientes para impedir o acesso ao local e a continuidade do problema.
Diante da situação, o TCE-PE determinou que a prefeitura adote providências imediatas, incluindo cercamento definitivo da área, reforço da sinalização, vigilância permanente com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, além da implantação de sistema de videomonitoramento. O Tribunal também instaurou uma auditoria especial para apurar responsabilidades pela retomada das atividades do lixão e avalia a celebração de um Termo de Ajuste de Gestão para garantir uma solução definitiva para a destinação dos resíduos no município.